quarta-feira, 13 de abril de 2011

Objeto de Arte: Pigmaleão e Galateia (1764/1773)


Sobre o material: quando Marco Polo levou objetos em porcelana da China para a Europa, os italianos acreditaram que o material de que eram feitos provinha de conchas da família das Cípreas, esmigalhadas, e o chamaram de “porcellana”.

Por quê? Pelo mais inusitado dos motivos, para os que admiram a pureza e a delicadeza da porcelana. “Porcella”, em latim, é o nome da fêmea do javali, cuja vulva lembra a concha cíprea. Originária da ilha de Chipre, daí seu nome, a cíprea é a concha de onde nasceu Vênus.

É a origem também de muitas outras histórias interessantes: uma delas diz que em Pompéia as mulheres a usavam como amuleto contra a esterilidade; outra, que no Egito cobriam os olhos das múmias com cípreas para que pudessem enxergar no outro mundo.

E Marco Pólo contou que quando um Imperador chinês morria, lhe enchiam a boca com 9 cípreas, para que ele pudesse pagar suas despesas no outro mundo.

Sobre o objeto: “Pigmaleão e Galateia”, em porcelana biscuit, representa o momento em que Galateia desperta; Cupido observa a cena. Foi fabricada pela Manufatura Real de Sèvres entre 1764 e 1773.

Nas “Metamorfoses”, Ovídio relata a lenda de Pigmaleão, um escultor de Chipre que se apaixona pela estátua em marfim que esculpiu. Num festival em honra da deusa Vênus, ele lhe pede que tenha piedade dele e que dê vida à sua virgem de marfim.

Volta para casa e, como sempre, vai beijar a estátua antes de se recolher; para sua surpresa, ela está com os lábios quentes e ele, entre assustado e feliz, vê que foi atendido. Agradece à Vênus e se une a ela, à sua Galateia. O filho dessa união, Pafos, deu nome à cidade cipriota dedicada à Deusa do Amor.

Acervo Museu Britânico, Londres
             Fontes:
www.dl.ket.org/ 
                           www.en.wikipedia.org/
                          
www.maisonporcelaine.com/
                          
www.britishmuseum.org/


Nenhum comentário:

Postar um comentário