quarta-feira, 30 de março de 2011

Pintura – A Toalete de Vênus (1647/1651)





Em 1643, Velázquez é nomeado responsável pelos aposentos reais e pelo planejamento das cerimônias públicas e celebrações em palácio.

Em 1649, volta à Itália com a missão de comprar mais obras de arte para a nova galeria do rei, em seu palácio de Madrid. A não ser por essas viagens à Itália, o pintor esteve sempre às ordens da corte; não é à toa que grande parte de suas telas tem por tema retratos da família real e de outros notáveis da Espanha.

A fama de Velázquez, fora da Espanha, como um dos maiores mestres da Pintura, em termos históricos, é relativamente recente. Napoleão, por exemplo, não teve oportunidade de avaliar seu valor e o tesouro que eram as telas do espanhol.

Seus quadros, graças a isso, escaparam da predatória ocupação das tropas do general francês: eram conhecidos apenas pela nobreza espanhola que frequentava as galerias reais. 

Ele só vai se tornar conhecido na primeira metade do século XIX, quando os ingleses inauguram sua bem sucedida carreira de turistas. Viajando pela Espanha, diante dos quadros de Velázquez, escreviam para casa falando do encantamento por obras tão impressionantes.

O tempo, e a crítica, reconheceram a justeza das impressões dos turistas esclarecidos e estabeleceram, sem discussão, o lugar de relevo que ele ocupa. John Ruskin, um dos maiores críticos de arte de todos os tempos, disse: “tudo que Velázquez faz pode ser apreendido pelos estudantes como absolutamente perfeito”.

A imagem de hoje mostra o único nu que se conhece pintado por ele. Era tema raro na Espanha porque a Igreja não o permitia. Vênus, a deusa do amor, é a mais bela das deusas e personifica a beleza feminina.

Na tela do pintor espanhol ela é vista com seu filho, Cupido, que segura um espelho para que ela se veja e também para que possa olhar para quem a admira.

Em 1651, o quadro é mencionado como parte da coleção do Marquês de Carpio, filho do primeiro-ministro espanhol. Provavelmente escapou da Inquisição por ser peça de coleção particular e de pessoa influente.

Óleo sobre tela (1m22 x 1m77), “A Toalete de Vênus” também é conhecida como “A Vênus de Rokeby”, por ter pertencido à Coleção Morrit, de Rokeby Hall, Yorkshire, Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário